Responsabilidade Social

As políticas para a Responsabilidade Social do IAPA e agora a mantida FABRANI são vistas como um conjunto de valores baseados em princípios éticos de ajuda e promoção socioeconômica, ambiental e cultural, sob uma perspectiva abrangente das relações compreendidas na atividade institucional com os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente. A referida política é gerenciada pela diretora financeira Vanessa Cristina Rodrigues.

inclusão social – pela inserção (e ascensão) de jovens e adultos no mercado de trabalho aproveitando-se de diversos convênios da IES e seu aparato tecnológico;

A política de Responsabilidade Social da Instituição traduz um compromisso com a dimensão social e ética na produção e sistematização do conhecimento.

Destacam-se os seguintes projetos do IAPA/FABRANI:

  1. Apoio que já realiza há mais de 24 meses:
  1. Lar Acolhedor São Vicente de Paulo – JaboticabalPraça Maria Gaglianone, nº 120, 14875-200 Jaboticabal, SP, (16) 3202-4131;
  1. Educandário Lar Do Caminho, Via de Acesso Profº Paulo Donato Castellani – 14884100 Jaboticabal, (16)32096900;

https://www.soucontribuinte.com.br/educandariolardocaminho 

  1. RECANTO MENINA: O Recanto Menina é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 1993, denominadas inicialmente de Recanto Menina Luz, passando a ter seu estatuto social e regimento interno. O Recanto Menina tem o objetivo de promover o atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos de idade em regime de abrigo que se encontra em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, oferecendo-lhes oportunidade para o seu fortalecimento familiar, pessoal e social, com vistas à sua inclusão, autonomia e independência. Atualmente estamos com 23 crianças e adolescentes, possui um quadro de 14 funcionários, sendo 2 Assistentes Sociais, 2 Psicólogas, 1 Coordenadora, 2 Cuidadoras noturnas, 4 Cuidadoras diurnas, 1 Cozinheira e 2 Professoras cedidas pela Prefeitura Municipal para reforço escolar.

    Atual Presidente: Naracy Ziviani Dias. Rua Getúlio Vargas, 684, Jaboticabal/SP – 14870-470, 16 3202-3839 
  1. Concessão de bolsas e cursos gratuitos para alunos de baixa renda ou PNE

Projeto que serão desenvolvidos pela FABRANI:

  • Apoio aos Projetos Culturais Cora Coralina junto a secretaria de cultura de Jaboticabal. 

Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na Cidade de Goiás – à época, capital do estado de Goiás – e foi registrada com o nome de Ana Lins dos Guimarães Peixoto. Seu pai era desembargador, mas morreu pouco depois de seu nascimento. Estudou apenas até o terceiro ano do ensino primário, o que bastou para desenvolver na menina o apreço pela leitura, que lhe avivou ainda mais a imaginação infantil.

Homenagem encontra-se em frente à casa da escritora, na Cidade de Goiás (GO).

Aos quinze anos, teve seu primeiro conto publicado, e foi então que surgiu o pseudônimo de Cora Coralina. Segundo a autora, havia muitas moças com o nome de Ana na cidade, e ela queria ser reconhecida. Queria também escrever e frequentar os saraus da cidade.

Foi em um desses saraus que conheceu Cantídio Tolentino Bretas, homem mais velho, advogado, desquitado, por quem se apaixonou. A notícia gerou um grande falatório na cidade e foi recebida como um escândalo pela família de Cora, que proibiu a união dos dois. Sem olhar para trás, Cora fugiu com o advogado em 1911.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O casal viveu em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro (RJ) e Avaré (SP). Tiveram seis filhos, dos quais dois morreram logo após o parto. Mas o que parecia uma libertação foi nova privação: Cantídio impedia Cora de publicar seus textos. Também a proibiu de participar da Semana de Arte Moderna, que acontecia em São Paulo no ano de 1922.

Viúva em 1934, trabalhou nas mais diversas áreas e morou em inúmeras cidades paulistas, incluindo a capital e Jaboticabal, cidade que a autora homenageou em seus poemas e que a homenageou de volta, nomeando um dos espaços públicos Centro de Eventos Cora Coralina. Cozinhando, vendendo livros, arando a terra, nunca abandonou a escrita: por onde passou, Cora publicou artigos nos jornais locais. Fez também muito serviço voluntário e de caridade. (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/cora-coralina.htm) 

  • FABRANI – MEIO AMBIENTE REGIONAL 

As doenças respiratórias e queimadas agressivas em nossa região tem sido impulsionadas pelas queimadas da cana de açúcar há décadas.

A FABRANI se posiciona contrário a queima da cana em nossa região sede. Em apoio ao cumprimento da Lei Estadual n.º 11.241 de 19 de setembro de 2002, que dispõe sobre a eliminação gradativa da queima da palha da cana-de-açúcarcuja tabela dos plantadores, coloca 2021 como o ano final para que 100% da área plana seja realizada sem a queima da palha.

O artigo 5º especifica que o responsável pela queima deverá realizar a queima preferencialmente no período noturno, dar ciência formal ao Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, sinalizar as estradas municipais e vicinais, manter equipes de vigilância treinadas e equipadas para o controle da propagação do fogo, e providenciar o acompanhamento de toda a operação de queima, até sua extinção, com vistas à adoção de medidas adequadas de contenção do fogo na área definida.

Nosso objetivo é atuação direta junto ao Ministério Público, entidades regionais que necessitam de maior apoio para se fazer cumprir a legislação estadual.

UNIVERSIDADE FABRANI - JABOTICABAL

Venha nos visitar

Com o EAD Pleno FABRANI os estudantes estão sempre atualizados perante o mercado de trabalho, pois estudam com um material preparado por professores qualificados e renomados, desenvolvido com a mais moderna tecnologia à disposição do ensino a distância.

NAVEGUE POR AQUI

  • Sobre
  • Cursos EAD
  • Professores
  • Contato
  • Suporte
  • Treinamentos
  • Aperfeiçoamento
  • Education

Newsletter

© 2012 - 2020, IAPA JUS - Fabrani. Todos os Direitos Reservados! É PROIBIDA A REPRODUÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO PUBLICADO NESTE SITE! CNPJ: 17.982.283/0001-17 / E-MAIL: [email protected] / TEL: (16)3204-2994 Avenida General Carneiro, 370 - Jaboticabal / SP